compartilhe>

O SIFUSPESP e companheiros perdem um dos primeiros líderes da entidade, ex presidente do sindicato, além de servidor modelo

 

É com imensa tristeza que o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (SIFUSPESP) comunica o falecimento de Octávio César Berthault, Agente de Segurança Penitenciária, grande companheiro, figura histórica no sistema prisional e um dos primeiros presidentes do SIFUSPESP. O fato ocorreu na tarde desta quinta-feira, 30 de Agosto de 2018.

Prestou serviço durante 40 anos no sistema prisional paulista, passou pela antiga Casa de Detenção, o conhecido Carandiru, e aposentou-se no Centro de Detenção Provisória ASP Paulo Gilberto de Araújo Chácara Belém II. Um homem que fez parte do princípio da trajetória, não apenas da luta sindical, mas transformou-se na própria história do sistema penitenciário. Segundo os que o cercavam, foi um “sindicalista e servidor que sempre prezou pela honestidade”.

Conhecido como trabalhador honrado e dedicado, respeitado pelos servidores mais jovens, visto como um “professor”, um guia para quem iniciava o trabalho ao seu lado. Por tal generosidade, muito querido por aqueles que puderam acompanhá-lo em serviço. Recebeu em vida homenagem dos colegas ao caminhar para o descanso da carreira, ou seja, quando veio a aposentar-se em 2015.

Com uma postura de "Guarda Velho", como são chamados os agentes mais antigos que trazem consigo um comportamento de ensinador dentro de um ambiente de necessária destreza em observação, comunicação e negociação, o que se obtém com experiência e dedicação. Foi o mestre de muitos ASPs novatos, e deles recebeu respeito e conquistou admiração eterna.

Um dos precursores sindicais, lutou pelos “guardas de presídios” num período onde a discrição e a integridade eram fundamentais.

Pai e marido amoroso, deixa a família consternada perante tamanha perda. Aos familiares o SIFUSPESP, entidade considerada fruto do seu trabalho, oferece os mais sinceros pêsames.

Aos amigos, fica a lembrança de um valoroso homem, que certamente serviu de espelho como pessoa e servidor. Que as recordações de seus feitos possam passar da memória para os atos daqueles que com ele conviveram. E que cada um possa ser um multiplicador da figura representativa do “Seu Octávio”, na luta pela categoria e no trabalho dentro das penitenciárias.

O velório será realizado entre as 14h e as 16h de hoje no Cemitério Jardim Colina, que fica na rua Jardim Colina, 265, bairro Jardim Petroni, em São Bernardo do Campo. A cerimônia de cremação ocorre às 16h30.

Octávio César Berthault - de Setembro de 1954 a Agosto de 2018

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp