compartilhe>

Diretores do sindicato integram debate sobre o tema, destacam ações concretas de servidores em meio a cenário difícil dentro das unidades e reforçam necessidade de mais investimentos estatais no setor

 

Diretores do SIFUSPESP participaram de um importante debate sobre a atual conjuntura da segurança pública no Brasil nesta quarta-feira, 18/07.

Realizado na Associação Comercial e Industrial de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, o evento contou com a presença do presidente do sindicato, Fábio César Ferreira, o Fábio Jabá, e de seu diretor de Comunicação licenciado, Elias Bittencourt.

Em suas falas, os sindicalistas destacaram a necessidade de mais investimentos do Estado e de atenção das políticas públicas para o sistema prisional, considerado setor essencial no combate à crescente criminalidade e na violência endêmica que assolam o país, além de abordarem o bom trabalho que tem sido feito pelos trabalhadores penitenciários apesar das enormes dificuldades encontradas no ambiente das unidades.

Fábio Jabá expôs ao público a difícil realidade que atinge o sistema prisional na atualidade, mencionando dados alarmantes a respeito da superlotação das penitenciárias por detentos e do déficit de funcionários, que comprometem de maneira preocupante a segurança da sociedade brasileira.

Em seu comentário, o presidente do SIFUSPESP também esclareceu que apesar desse quadro de dificuldades, ”os trabalhadores penitenciários têm promovido serviços exemplares no sentido de garantir o bom funcionamento do sistema”.

Para exemplificar sua opinião, Jabá apresentou um levantamento sobre o grande número de apreensões de entorpecentes, celulares e outros objetos proibidos que têm sido feitas por agentes de segurança penitenciária(ASPs) nas unidades de São Paulo nos últimos meses. “Esse trabalho, sem dúvida, colabora muito para a redução da violência dentro e fora das unidades prisionais”, ressaltou.

Já na opinião do diretor de Comunicação licenciado do SIFUSPESP, Elias Bittencourt, um caminho primordial para a melhoria do setor no Brasil passa por uma maior atenção das políticas públicas do Estado para a segurança.

“Entendo que os investimentos na saúde e na educação devem ser maciços por parte das diversas esferas de governo, mas para que a população possa usufruir desses e de outros serviços essenciais é preciso que ela tenha seu direito de ir e vir garantidos com uma segurança pública bem equipada, dotada de reforço em seu pessoal, além de inteligente e dinâmica, que possa trazer ao brasileiro a tranquilidade que ele tanto aspira”, reiterou.

Também integraram a mesa o coronel da Polícia Militar(PM) Ricardo Tahara, que lidera o Comando de Policiamento da Área Metropolitana 8; o tenente coronel Marcos Vitiello, comandante do 36º Batalhão da PM; o delegado assistente na ouvidoria da Polícia de São Paulo, Dr Paulo Sergio Maluf Barroso; o ouvidor das polícias de São Paulo, Dr Benedito Mariano, além do inspetor da Guarda Civil Metropolitana de Osasco, Rildo Hernandes Freire, e o advogado Alexandre Volpiani Carnelós, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil(OAB) de Osasco.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp