O Agente de Segurança Penitenciária, Marcos Roberto Remedi, também conhecido como Caveira, com corpo leve, porém forte, resistente e ágil, alcançou o terceiro lugar na sua categoria na Ultramaratona da Serra da Graciosa no Paraná, além de ter chegado entre os 10 primeiros na classificação geral. O agente maratonista de 46 anos, integra o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do Centro de Detenção Provisória de Campinas.

Segundo o Agente, a prova é de um elevado grau de dificuldade, sendo dificilmente finalizada, não indicada para iniciantes:

“É uma prova pra quem treina para grandes maratonas. Confesso que no meio do percurso muitas vezes a gente pensa em parar e desistir. Mas como guerreiros natos que somos, agentes penitenciários, vamos até o fim”, ele afirma, lembrando que o treinamento dentro da profissão é um adicional de determinação.

O agente Remedi não esperava completar o prova com a classificação alcançada em tão pouco tempo de treino como maratonista, 7 meses.

“A cada dia eu me surpreendo comigo mesmo. É uma prova onde tem pessoas que praticam há muitos anos e eu, com 7 meses de treino, tenho a gratidão de ter conquistado o TOP 10 da Maratona da Graciosa”, ele conta.

Segundo especialistas em atletismo, este é o tipo de corrida para os chamados “ninjas de maratona” e somente competidores de alto nível alcançam bons resultados. Trata-se de uma corrida atípica devido a quilometragem e as subidas íngremes.

“Para fazer uma prova dessas, tem que ter um treinador que te enriquece com treinos bons, senão você não supera as dificuldades de cada quilômetro a ser percorrido. Mas o sentimento quando entro numa competição é de chegar, até o final”, diz.

Para ele, cruzar a linha de chegada já o faz um vencedor. Ele afirma que fazer 42 km neste grau de dificuldade, ainda que se chegue em por último, apenas realizar o percurso é vitorioso.

O esporte me dá forças, limpa minha mente, proporciona foco. Procuro passar o que aprendo  para os companheiros de farda. Entrar no sistema prisional e percorrer a carreira é como vencer uma ultramaratona. Sobreviver ao contato com o que há de pior é difícil, mas procuro seguir e tentar fazer o melhor. Nós, agentes, somos vencedores.