compartilhe>

 

Em audiência pública, servidores exigiram afastamento de Latif Abrão Júnior e fizeram abraço simbólico do instituto denunciando o abandono por parte do governo do Estado

Cerca de 400 servidores e integrantes da Comissão Consultiva Mista(CCM) do Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual(IAMSPE) fizeram na última quinta-feira, 22/03, um protesto simbólico durante audiência pública sobre a crise no instituto realizada na sede do Hospital do Servidor Público Estadual, na zona sul de São Paulo.

Os funcionários criticam a situação de abandono pela qual passa o IAMSPE, que possui cerca de 1,3 milhão de usuários entre servidores e seus familiares. A principal queixa se refere à falta de investimentos por parte do governo do Estado, que não concede qualquer contrapartida aos recursos repassados ao instituto por parte dos próprios pacientes.

Os servidores também questionam a falta de infraestrutura suficiente para atender aos usuários, sobretudo com a contínua remarcação de exames, consultas e cirurgias que têm afetado pessoas em todo o Estado.

Após a audiência, que contou com a participação dos deputados estaduais Carlos Neder e Marcos Martins, ambos do PT, os servidores caminharam até a superintendência do IAMSPE e fizeram um abraço simbólico do instituto, pedindo a saída imediata de seu superintendente, Latif Abrão Júnior. O Ministério Público Estadual pediu à Justiça o afastamento de Abrão Júnior do cargo sob acusação de improbidade administrativa.

A ação civil pública impetrada pelo MP pede a indisponibilidade dos bens do superintendente e da Qualicorp sob a suspeita de desvio de finalidade do edital para o fornecimento de serviços contratados pelo IAMSPE. Em dois contratos firmados com a Qualicorp, Abrão Júnior teria dado prejuízo de mais de R$405 milhões ao instituto.

Para o diretor de Saúde do SIFUSPESP, Luiz da Silva Filho, que é um dos membros da CCM, a manifestação foi muito importante para mostrar ao governo do Estado a união dos servidores em prol de melhorias na saúde.

Ainda de acordo com o sindicalista, a Comissão Consultiva Mista precisa deixar de ser apenas consultiva para ser deliberativa, o que vai proporcionar maior participação dos funcionários no futuro do IAMSPE e impedir a má gestão de seus recursos.

“As acusações que pesam contra o superintendente e que estão sendo investigadas pelo Ministério Público são um sinal claro de que não podemos mais deixar a gestão do instituto apenas nas mãos de indicados políticos, que não sabem qual é a realidade dos usuários e negociam com empresas terceirizadas serviços que como está se verificando os funcionários públicos sequer têm acesso. Isso precisa mudar”, finalizou Luiz da Silva Filho.

Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp), os deputados Carlos Neder e Marcos Martins protocolaram requerimento solicitando que a Comissão de Saúde da Alesp convoque Latif Abrão Júnior para prestar esclarecimentos sobre a gestão do IAMSPE. Os pedidos, no entanto, têm sido constantemente negados pelos parlamentares da base aliada do governo Geraldo Alckmin(PSDB).

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp