compartilhe>

Distúrbios do Sono são um problema frequente entre os trabalhadores do sistema prisional devido ao estressante ambiente de trabalho

 

A tensão diária exigida pela profissão de agente penitenciário ou de escolta e vigilância somada às péssimas condições de trabalho deste servidor acarretam diversas doenças, entre elas a Insônia, que é um dos Distúrbios do Sono.

Por essa razão, a Base Sindical do Sifuspesp em Caraguatatuba, junto ao Ambulatório de Saúde Mental da Prefeitura Municipal realizam nesta quarta-feira (17/10) a palestra “A Saúde do Servidor - Insônia”, no auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba(FUNDACC).

O evento é destinado aos servidores do sistema prisional. Rogério Grossi, diretor de base do SIFUSPESP e coorganizador do evento afirma que a palestra foi idealizada em função da necessidade de um apontamento para melhorar a qualidade de vida do trabalhador.

“O ambiente de trabalho dos servidores do sistema prisional favorece o desenvolvimento de diversas doenças, distúrbios, entre outros. Cuidar da saúde e ter uma vida com qualidade tem se tornado um dos principais desafios da categoria”, afirma Grossi.

Grossi ainda afirma que a quebra constante do ciclo do sono, as pressões de que passam aqueles que trabalham dentro de um presídio superlotado, com pouquíssima infraestrutura, falta de efetivo, entre outros levam a alterações de humor o que, também acaba levando ao problema insônia.

“A insônia começa não quando perdemos o sono, mas sinaliza quando dormimos, acordamos e a partir daí não conseguimos mais pegar no sono. Nosso trabalho nos leva a constante liberação de adrenalina. Trabalhamos com necessidade de hiperatenção. Quebramos os ciclos do sono,ainda que trabalharmos no período diurno. A ansiedade vai pra cama, a preocupação com o dia seguinte ou a memória do dia anterior”, ele explica.

A palestra é um apoio ao servidor que sofre com essas alterações,não apenas por trocar o ciclo biológico do sono, mas principalmente pelo estado de alerta em que trabalha e que acaba levando a doenças, entre eles os disturbios do sono, comoa insônia.

Serviço

Palestra "Insônia" às 14h na Fundacc - Rua Santa Cruz, 396 - Centro, Caraguatatuba - SP

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp