Exercer uma função de alto risco dentro de uma realidade completamente desestruturada favorece a ocorrência de sucessivos suicídios de funcionários do sistema prisional

Enquanto familiares e amigos velam o corpo do jovem que faleceu, provavelmente o que se passa na cabeça de muitos é a pergunta: Por que? Provavelmente, aqueles mais próximos, esposa, pai ou mãe, quem quer que dividisse o dia a dia sente culpa.

“Eu poderia ter feito alguma coisa...”

“Eu deveria ter percebido...”

“Eu poderia ter evitado...”

“Eu poderia ter ajudado”.

O fato é que ele suicidou-se.

Este pequeno relato fictício, porém um tanto próximo da realidade, retrata o que muitos companheiros servidores do sistema prisional acompanham semanalmente, mês a mês, ano após ano. Raro é existir algum ASP ou AEVP que nunca tenha perdido um companheiro nesse quadro de definitiva tragédia. Conviver com amigos que repentinamente tiram a própria vida é mais um fardo da profissão dos agentes.

Em entrevista com a Profª. Dra. Sandra Leal Calais, do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), especialista em tratamento e prevenção psicológica, uma das recomendações dentro de todas as nuances que envolvem esse problema de saúde pública, ainda que multifatores, e de uma gama de sugestões que possam surgir para a contingência da questão, é a clareza de que o melhor a se fazer ainda é falar sobre o problema.

 

No meio de inúmeros fatores, o Sistema é um agravante

Para Sandra Calais, é importante frisar que a causa de um suicídio nunca é única. Ela ressalta que uma junção de elementos e outros potencializadores são causa  desse trágico quadro envolvendo os funcionários do sistema prisional.

“É consenso que não exclusivamente o fato de se trabalhar no sistema prisional levará alguém ao suicídio. Certamente, dentro dele existem agravantes importantes a serem levados em consideração, entretanto não devem ser vistos como determinantes”, explica Calais.

Dentro de uma lista de fatores enumerados estatisticamente e que traçam um perfil dos suicídios realizados não apenas no Brasil, estão questões sociais, psicológicas e culturais. Apesar de a causa nunca ser única, existem os chamados “fatores de risco”, que seriam agravantes que fazem com que uma pessoa quando a eles exposta tenha possibilidades maiores de suicidar-se.

“A realidade desse funcionário já é por si estressante. Um trabalho que solicite um estado de alerta constante, um turno diferenciado que afeta os padrões naturais de sono, já traz por si modificações orgânicas que são facilitadores de doenças psicossomáticas. A falta de estrutura e respaldo da parte do governo dentro do sistema prisional, no Brasil, piora o quadro”, esclarece a psicóloga.

De acordo com ela, a condição psicológica de maior vulnerabilidade vem da estrutura familiar fragilizadada e consequentemente forma outra estrutura familiar tão difícil quanto. O envolvimento com álcool e drogas também é comum. Uma cultura do descaso dos governantes com a população também colabora nesse sentido.