compartilhe>

 

A EAP emitiu comunicado hoje no Diário Oficial convidando os psicólogos do sistema prisional da região Oeste a participarem do curso de Rorschach Básico, uma técnica relacionada a psicodiagnóstico. Está sendo disponibilizada apenas uma vaga por unidade prisional da região.

O objetivo do curso é aumentar o grau de informação em avaliação psicológica e seus instrumentos específicos (testes psicológicos), área chave da Psicologia, possibilitando a articulação de novos conhecimentos. Há ainda a intenção de discutir o método como instrumento de investigação psicológica; propiciar a integração de novas informações e articulações de conceitos, que permitam desenvolver uma postura mais crítica.

O curso vai acontecer na sede da EAP (São Paulo) das 9 às 16h30 nos seguintes dias: 19,26/07; 02,09,16,23,30/08; e 06,20 e 27/09/13. As inscrições foram abertas hoje e podem ser feitas até 04 de julho através do notes de Kátia Cilene Salles, constando nome, RG e unidade, com anuência do diretor. Será emitido certificado.

O método:

Como o Teste de Rorschach avalia a dinâmica de personalidade particular a cada pessoa, não se deseja, a partir de seus dados, atribuir um diagnóstico psiquiátrico. Pretende-se contextualizar os distúrbios psíquicos, compreender o valor e o significado de um sintoma clínico e orientar para o tratamento mais adequado.

O Teste de Rorschach pode ser aplicado em qualquer pessoa (desde que tenha condições de se expressar verbalmente e que tenha suficiente acuidade visual), de qualquer faixa etária e qualquer nível sócio-econômico-cultural. Como o propósito do exame é verificar a estrutura e a dinâmica da personalidade de cada examinando em particular, indicando não só as dificuldades, mas também os recursos positivos, não existem respostas certas ou erradas, pois as pessoas são diferentes e emitem respostas diferentes. Neste sentido, qualquer tentativa do examinando de conduzir suas respostas de acordo com manuais ou orientações externas está fadada ao fracasso, invalidando a aplicação do Teste. Trata-se de um instrumento muito sensível às nuances da personalidade refletindo, claramente, os esforços de manipulação, dissimulação ou controle da situação de aplicação.

Na pesquisa, o Rorschach revela uma impressionante precisão e sensibilidade à elaboração das estratégias de investigação. Na prática comum, na área clínica, o Teste de Rorschach tem se mostrado muito fecundo para a avaliação do paciente em casos em que urge um pronto e preciso referencial técnico, como podem ser, por exemplo, os casos de questões ligadas à necessidade de indicação medicamentosa ou de algum específico aconselhamento familiar. Muitas vezes, a Teste é utilizado apenas como norteador da técnica mais apropriada de atendimento.

(informações: http://www.rorschachonline.com/pt/history.aspx)

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp