compartilhe>

 

A Secretaria da Administração Penitenciária publicou hoje, no Diário Oficial, edital de abertura de concurso público para 100 agentes de segurança penitenciária masculino. Trata-se do primeiro concurso convocado sob a regra da avaliação social dos candidatos, que deverão comprovar “idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada”. A outra novidade é a prova de condicionamento físico.

A investigação social dos candidatos foi uma das reivindicações da categoria na campanha salarial 2011, com objetivo de evitar que criminosos se infiltrem como funcionários do sistema prisional paulista. Ela consta no item 1.3 do edital: “1.3. Será feita investigação social e apuração da conduta social, reputação e idoneidade, em caráter sigiloso, na comprovação de idoneidade e conduta ilibada na vida pública e na vida privada, conforme disposto no Capítulo 10 deste Edital”.

“A investigação social do candidato será realizada de tal forma que identifique condutas inadequadas e reprováveis do candidato, nos mais diversos aspectos da vida em sociedade, sejam eles: a disciplina, o profissionalismo, a dignidade humana e a honestidade, impedindo a liberação e aprovação, a exemplo, dentre outras hipóteses, de: drogaditos; pessoas com antecedentes criminais e/ou registros policiais nas condições de averiguado; traficantes; alcoolistas; procurados pela Justiça; aqueles que possuam registros funcionais desabonadores em seus locais de trabalho; pessoas envolvidas com infração originada em posicionamento intransigente e divergente de indivíduo ou grupo em relação a outra pessoa ou grupo, e caracterizados por convicções ideológicas, religiosas, raciais, culturais, étnicas e esportivas, visando a exclusão social; pessoas que possuam posturas e/ou comportamentos que atentem contra a moral e os bons costumes; violentos e agressivos”.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições somente poderão ser realizadas pela internet, no site da VUNESP (www.vunesp.com.br), na respectiva página do Concurso, no período das 10 horas de 30.11.2011 às 16 horas de 10.01.2012. O valor da inscrição é de R$ 45,00.

 

PROVAS

As provas do concurso serão realizadas apenas em oito municípios: Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Taubaté. Serão quatro fases: prova escrita (português, matemática e conhecimentos gerais), aptidão psicológica, condicionamento físico e, por fim, a avaliação social. A previsão é de que a prova escrita aconteça em março de 2012.

 

APROVEITAMENTO

O próprio edital adverte que “Os candidatos habilitados e remanescentes do Concurso Público para a carreira de Agente de Segurança Penitenciária de Classe I (sexo masculino), realizado na conformidade do Edital de Abertura de Inscrições 010/2009, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 17-2-2009, homologado conforme publicação em 30-6-2010, terão preferência à nomeação durante o prazo de vigência do citado Concurso Público”.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp