Vários órgãos de imprensa divulgaram a fuga de um detento durante escolta do IML para o CDP São José dos Campos em em 29 de janeiro, tendo o portal “Sampi do Vale” divulgado informações da SSP que afirmava que a escolta era feita por Policiais Penais.

Segundo informações levantadas pelo SIFUSPESP a escolta dos presos que iam do IML para o CDP de São José dos Campos  era feita por policiais militares.

 

Como é de conhecimento geral  a SAP só realiza a escolta de presos das audiência de custódia na área da COREMETRO, nas demais regiões a escolta continua a cargo da SSP sendo que a SAP cede a viatura e o motorista, que devido as restrições legais em vigor atua desarmado.

 

Regulamentação da Polícia Penal é necessária para a segurança jurídica

Com a aprovação da lei orgânica espera-se que este tipo de serviço fique sob inteira responsabilidade da Polícia Penal, que nesse caso necessitará de um reforço de pessoal,visto que em boa parte do interior a escolta recém implantada já se encontra sobrecarregada.

Também será necessária uma revisão das normas e regulamentos de forma que o papel de cada uma das polícias fique bem determinado.

SIFUSPESP pede retificação da matéria

O SIFUSPESP está fazendo contato com os órgãos de imprensa para que o erro seja retificado.

É importante que a sociedade saiba que apesar da falta de efetivo e da precariedade enfrentada por conta da falta de verbas, os Policiais Penais cumprem com galhardia e dedicação seu trabalho, não havendo registros de fugas, tanto das unidades prisionais quanto no transporte de presos, quando estes estão sob a inteira responsabilidade da SAP.

Também é importante que todos saibam que os Policiais Penais que dirigem os “bondes” atuam desarmados devido a não regulamentação da Polícia Penal.

A sociedade deve reconhecer e apoiar o trabalho heroico dos Policiais Penais, que muitas vezes, sem efetivo e com equipamentos deficientes mantém a segurança das unidades prisionais e do transporte de presos.