compartilhe>

Veja como aconteceram esta e outras apreensões registradas em todo Estado no feriado de Páscoa (30 e 31/03 e 01/04)

 

A Secretaria da Administração Penitenciária informa que na última sexta, 30, por volta das 10h30, um drone sobrevoou o Centro de Detenção Provisória de Vila Independência. O equipamento foi interceptado pelos agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária que atiraram derrubando o aparelho. Drone e objetos apreendidos (micro celular e drogas) foram levados até o 56º Distrito Policial para registro de Boletim de Ocorrência e demais providências.

O mesmo CDP foi vítima de outras duas tentativas de entrada com ilícitos, dessa vez com visitantes, no sábado e no domingo. No sábado, 31, ao passar pelo scanner corporal da unidade, companheira de detento foi flagrada tentando entrar com maconha escondida em suas vestimentas, na região das costas. Já no domingo, 1, outra companheira de outro preso do CDP foi surpreendida enquanto era submetida a procedimento de revista através do scanner corporal, tentando adentrar a unidade prisional portando maconha e cocaína ocultas no cós da calça de moletom.

cdp vila independencia 31.03 01.04 3

Nestes e em outros casos de apreensões com visitantes, todos são levados para distritos policiais e/ou delegacias de Polícia locais para elaboração de Boletim de Ocorrência e demais providências, além de serem suspensos do rol de visitas. Os presos que receberiam os ilícitos são isolados e respondem a Procedimento Apuratório Disciplinar.

Também na capital paulista, porém em na Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes” de Parelheiros, no sábado, 31, duas visitantes, ambas companheiras de reeducandos da Penitenciária, foram flagradas com aparelhos celulares (cada uma com um) em ambos os casos escondidos nos genitais das visitantes.

Já no domingo, 1, no CDP I de Chácara Belém, duas visitantes foram flagradas tentando entrar com ilícitos. Uma delas, esposa de um dos presos da unidade, foi surpreendida em ato suspeito após os procedimentos de revista mexendo em sua bolsa de alimentação. Submetida a nova revista, foi localizado em sua pose uma sacola plástica contendo maços de cigarro, nos quais em seu interior foram identificados quatro celulares, dois celulares relógio, três películas de vidro, duas placas/telas de celular, dois cabos USB, um ventilador USB, quatro fones de ouvido, seis carregadores e dois chips de celular. Outra visitante, companheira de outro detento do presídio, também foi flagrada com uma sacola plástica contendo 1,955 kg de maconha e ainda massa epóxi, escondidos em bolsa contendo alimentação pronta para entrar na unidade.

 Outras apreensões em todo Estado:

Santo André

cdp santo andre 01.04 2

Agentes do Centro de Detenção Provisória de Santo André flagraram no domingo, 1, uma visitante levando 12 gramas de cocaína e seis gramas de maconha costuradas no cós da calça. A apreensão se deu quando, durante o procedimento de revista mecânica no aparelho de scanner na companheira de preso da unidade, foi constatada uma imagem incomum na região do tórax.

 

São Bernardo do Campo

cdp sbc 01.04 3

 

No domingo, 1, companheira de preso do CDP "Dr. Calixto Antonio" de São Bernardo do Campo foi surpreendida durante o procedimento de revista ao passar pelo scanner corporal, tentando entrar com maconha e cocaína, ocultos em suas roupas íntimas.

 

Guarulhos

 p 2 guarulhos 01.04 3

Companheira de sentenciado da Penitenciária II "Desembargador Adriano Marrey" de Guarulhos foi surpreendida durante o procedimento de revista ao passar pelo scanner corporal, tentando entrar portando um invólucro contendo maconha, cocaína e comprimidos azuis, ocultos em suas vestes íntimas.

 

Franco da Rocha

 p 2 franco 01.04 2

Na Penitenciária II "Nilton Silva" de Franco da Rocha, no domingo, 1, duas visitantes – uma companheira de um preso, outra mãe de outro preso – foram flagradas tentando entrar com maconha escondida na calcinha.

 

Suzano

cdp suzano 31.03

No CDP de Suzano, foram duas apreensões no dia 31, sábado: na primeira, ao realizar revista nos maços de cigarro trazidos por visitante, companheira de detento da unidade, foi encontrado misturado em meio aos cigarros, a quantidade de 25,7 gramas de maconha. Mais tarde no mesmo dia, ao revistar os pertences de outra visitante, companheira de outro preso da unidade, foi encontrada misturada em meio aos cigarros, a quantidade de 68,8 gramas de cocaína.

 

São José dos Campos

 cdp sao jose dos campos 31.03

No dia 31, durante a revista dos produtos trazidos por visitante, companheira de detento do CDP de São José dos Campos foi encontrado um pequeno embrulho em meio as fatias de frios , contendo uma placa de micro aparelho de telefonia celular com alto falante. Já no domingo, 1, foram encontrados 970 gramas de maconha, divididas em 3 porções coladas uma nas costas e uma em cada perna de visitante de detento da unidade. Mais tarde, foi localizada uma porção de 104 gramas de maconha escondida no forro da cueca de um visitante, irmão de detento do CDP.

 

Potim

p 1 potim 31.03

Na Penitenciária I “AEVP Jair Guimarães de Lima” de Potim, no sábado, 31, ao passar pelo aparelho de body scanner notou-se uma anormalidade na imagem de esposa de sentenciado. Ao ser indagada ela negou portar algo de ilícito em seu corpo, porem ao ser encaminhada a Delegacia, ciente de que seria efetuada a busca através de exames legais, a visitante retirou um involucro que estava escondido entre a suas nádegas, contendo aproximadamente 25 gramas de maconha.

 

Tremembé

p 1 tremembe 01.04

No domingo, 1, companheira de sentenciado da Penitenciária I "Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra" de Tremembé foi surpreendida tentando entrar na unidade com entorpecentes. Ao ser submetida ao scanner corporal verificou-se a existência de um corpo estranho no interior de seu organismo e que ao ser questionada pelas agentes a visitante confessou estar portando ilícitos e, em uma sala reservada, espontaneamente retirou um invólucro de aproximadamente 43 g de maconha, esclarecendo que o mesmo estava introduzido em seu ânus.

 

São Vicente

p 1 sao vicente 01.04

No domingo, 1, visitante cadastrada como companheira de sentenciado, ao ser submetida a inspeção no scanner corporal, ficou constatada a existência de um corpo estranho no interior de seu organismo. Ao ser questionada pelas agentes ela negou estar portando ilícitos sendo então conduzida ao Pronto Socorro, onde após exame de Raio X e comprovada a suspeita, ela retirou do seu ânus um invólucro que, após aberto e pesado, revelou conter 15 gramas de maconha e 15 gramas de cocaína.

 

Itirapina

p 2 itirapina 01.04

No último domingo (1), quatro aparelhos celulares foram apreendidos, durante procedimento de revista, na penitenciária “João Batista de Arruda Sampaio”, Itirapina II. O primeiro flagrante ocorreu às 8h, quando uma mulher, de 25 anos passou pelo scanner corporal e as agentes perceberam alterações nas imagens do equipamento. Ao ser questionada, a suspeita admitiu que estava com dois aparelhos celulares escondidos na sua genitália. O segundo flagrante ocorreu por volta das 9h, quando outra mulher, de 35 anos, também foi surpreendida ao passar pelo scanneador corporal. Agentes desconfiaram que a suspeita estava com algo escondido nas partes íntimas, e a mulher confessou se tratar de dois aparelhos de telefonia celular.

 

Capela do Alto

p capela do alto 01.04 2

No último domingo (01), duas mulheres foram detidas tentando entrar na Penitenciária de Capela do Alto, com drogas. A primeira apreensão aconteceu por volta das 8h30, quando a visitante A.S.J, de 24 anos foi surpreendida durante o procedimento de revista, com 47 gramas de maconha escondida no cós da calça. Em seguida, outra mulher, de 25 anos foi flagrada, por meio de imagens feitas pelo scanner corporal, com 61 gramas do mesmo entorpecente, escondido no bojo do sutiã. Ambas pretendiam visitar seus companheiros, mas foram impedidas, conduzidas ao plantão policial, onde permanecem à disposição da Justiça e foram suspensas, temporariamente, do rol de visitas, como medida de segurança da SAP. Os presos que receberiam as visitas foram isolados, preventivamente, para procedimento disciplinar.

 

Pirajuí

p 2 pirajui 31.03

Na Penitenciária II “Luiz Gonzaga Vieira” de Pirajuí no sábado 31/03, por volta das 9 horas, por ocasião do ingresso dos familiares de presos na unidade para visitação, uma mulher que visitaria o irmão, ao passar por revista através do aparelho de scanner corporal, constatou-se através da imagem a presença de objeto suspeito na região da genitália. Ao ser indagada, revelou estar portando um invólucro cujo conteúdo desconhecia, tendo espontaneamente retirado do corpo em uma sala reservada e entregue às Agentes de Segurança Penitenciária, que ao ser aberto constatou-se tratar de um mini aparelho de telefonia celular.

 

Ribeirão Preto

p ribeirao preto 01.04

Na Penitenciária de Ribeirão Preto no domingo, 01/04, por volta das 10h30 da manhã, uma mulher que visitaria o amásio na unidade penal, ao ser submetida ao scanner corporal, foi observada a presença de um objeto introduzido em seu órgão genital, e após passar pela segunda vez pelo aparelho e a suspeita persistir, foi solicitado que a mesma aguardasse ao lado. Instantes após os agentes flagraram a visitante retirando algo do interior de sua calça e jogando ao chão, e ao verificarem o objeto constataram tratar-se de um invólucro envolto em fita preta acondicionando uma porção de erva com características de maconha.

 

Álvaro de Carvalho

p alvaro de carvalho 01.04

Na Penitenciária “Valentim Alves da Silva” de Álvaro de Carvalho, uma mulher tentou entrar na unidade prisional com substância entorpecente, escondida em seu corpo. O fato ocorreu no último domingo. Agentes suspeitaram, enquanto a mulher passava pelo scanner corporal, de que havia algo introduzido em sua genitália. Quando indagada, ela negou que trazia consigo qualquer objeto ilícito, porém aparentava estar muito nervosa. Diante dos fatos, a polícia militar foi acionada e a visitante conduzida à Unidade de Pronto Atendimento do município de Garça, onde foi realizado exame e a suspeita foi confirmada: a mesma trazia consigo um invólucro introduzido em seu órgão genital, medindo aproximadamente 12 cm de comprimento. Com a constatação, a mulher foi conduzida a Delegacia de Polícia onde verificou-se que no interior do invólucro havia aproximadamente 136 gramas de substância análoga a maconha, a qual estava envolta em câmara de ar (pneu), grafite e carbono. A visitante estava acompanhada de suas duas filhas, sendo que o conselho tutelar foi acionado para as providências necessárias.

 

Assis

p assis 01.04 2

Na Penitenciária de Assis, no domingo, 1, por volta das 11h, durante o procedimento de revista nos itens trazidos por companheira de um sentenciado e companheira de outro reeducandos, agentes encontraram quatro maços de cigarro contendo em seu interior, camuflados nos cigarros, maconha.

 

Dracena

Também no domingo, 1, na Penitenciária de "Asp Adriano Aparecido de Pieri" de Dracena, às 15h40, após o período de visitação, companheira de sentenciado da unidade, portou-se de forma suspeita e duvidosa, então foi submetida a procedimento de revista no scanner corporal, onde foi notado uma pequena marca na altura do cós da calça da visitante. Questionada se portava algo, a mesma negou, porém em seguida, espontaneamente a visitante retirou várias folhas com textos manuscritos do cós da calça.

 

Irapuru

p irapuru 31.03

Ocorreram duas apreensões com visitantes, na Penitenciária de Irapuru, sendo uma no sábado, 31, e outra no domingo,1. No sábado, durante procedimento de revista através do aparelho de scanner corporal, visitante de sentenciado foi surpreendida com um invólucro contendo aparelho celular, nas partes íntimas. Já no domingo, 1, durante procedimento de revista nos pertences (jumbo) trazidos por visitante de sentenciado por meio do aparelho de raio de Raio X no setor de revista foi encontrado numa embalagem de achocolatado várias cápsulas de cor branca aparentando ser medicamento e vários comprimidos de cor azul.

 

Junqueirópolis

p junqueiropolis 01.04

Na Penitenciária de Junqueirópolis, no domingo, 1, por volta das10h30, companheira de sentenciado, quando submetida ao procedimento de revista junto ao aparelho Body Scanner, ficou constatado a presença de um invólucro introduzido em seu órgão genital. Indagada, a visitante confirmou de que tratava-se de um aparelho do tipo microcelular, e retirou o mesmo espontaneamente na presença de duas funcionárias.

 

Lavínia

p 3 lavinia 31.03

Ocorreram três apreensões com visitante na Penitenciária III "ASP Paulo Guimarães" de Lavínia, sendo um no sábado, 31, e duas no domingo, 01. No sábado, por volta das 12h14 companheira de sentenciado foi surpreendida tentando ingressar no ambiente carcerário com uma porção de maconha. A apreensão ocorreu depois que a visitante passou pelo equipamento de detecção body scanner. O objeto estava acondicionado num involucro introduzidos na genitália.

Já no domingo, 1, por volta das 11h50, outra companheira de outro sentenciado foi surpreendida tentando ingressar no ambiente carcerário com um aparelho de telefonia celular. A apreensão ocorreu depois que a visitante passou pelo equipamento de detecção “bodyscanner”. O objeto estava acondicionado num involucro introduzido genitália. No mesmo dia, por volta das 12h45, companheira de outro sentenciado foi surpreendida tentando ingressar no ambiente carcerário com uma porção de maconha. A apreensão ocorreu depois que a visitante passou pelo equipamento de detecção body scanner.

 

Martinópolis

p martinopolis 01.04

Na Penitenciária "Tacyan Menezes de Lucena" de Martinópolis, ocorreram duas apreensões, cada uma em um dia do fim de semana. No sábado, 31, companheira de sentenciado tentou ingressar na unidade portando um invólucro, introduzido em sua genitália, contendo maconha e cocaína. Já no domingo, 1, outra companheira de outro sentenciado tentou ingressar na unidade portando um invólucro, introduzido em sua genitália, contendo maconha.

 

Pacaembu

p pacaembu 01.04 p pacaembu 01.04 4

Na Penitenciária "Ozias Lúcio dos Santos" de Pacaembu, dois visitantes foram flagrados com ilícitos no domingo, 1. Companheira de sentenciado da unidade, , ao passar pelos procedimentos habituais de vistoria de alimentos (jumbo), foi surpreendida tentando entrar com duas embalagens de alimentos, contendo em seu interior maconha. No mesmo dia, outro visitante, irmão de outro sentenciado da unidade, ao passar pelos procedimentos habituais de vistoria de alimentos (jumbo), foi surpreendido tentando entrar com duas embalagens de alimentos, também contendo em seu interior maconha.

 

Presidente Venceslau

p 2 venceslau 01.04

No domingo, 1, na Penitenciária II "Maurício Henrique Guimarães Pereira" de Presidente Venceslau, companheira de sentenciado foi surpreendida ao tentar passar alimentações no raio x, com um pacote de leite em pó, contendo 308,46 gramas de cocaína. Ao ser indagada sobre o fato, a visitante informou que a apreensão não a pertencia.

 

Riolândia

p riolandia 31.03

Na Penitenciária “João Batista de Santana" de Riolândia, no sábado, 31, companheira de sentenciado estava sendo submetida aos procedimentos rotineiros de revista através do equipamento Body Scanner, quando o equipamento indicou a presença de um invólucro na região do quadril da visitante. Ao ser questionada sobre os fatos, ela relatou que estava com um invólucro introduzido na genitália, o qual continha um aparelho celular e que estava trazendo-o a pedido de seu companheiro.

 

Birigui

cr birigui 31.03

No Centro de Ressocialização de Birigui, no sábado, 31, no setor de portaria, ao realizar revista prévia, antes de passar pelo aparelho de raio-x, na sacola de pertences de visitante, mãe de interno foi encontrado, em seu interior, um aparelho de telefone celular contendo dois chips.

 

 Fonte: Assessoria de Imprensa - SAP  

Fotos: Divulgação/SAP

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp