“Governo do Estado cede às reivindicações da categoria”

 

Após 16 dias de Greve Geral, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) decidiu em Assembleia pela suspensão do movimento na última terça-feira, 26/09. Intermediado pelo Tribunal de Justiça do Piauí, o governo do Estado fez acordo e apresentou propostas concretas em relação às pautas de reivindicação da categoria.

O presidente do Sinpoljuspi, José Roberto, afirmou que o movimento teve força devido à adesão de um grande número de agentes penitenciários que acreditaram que esta seria a saída para a conquista de melhores salários e condições de trabalho

“A categoria mostrou ao governo e a toda sociedade que os agentes merecem respeito. Estaremos sempre abertos ao diálogo e nossa luta seguirá respeitando os princípios constitucionais e a garantia dos direitos”, afirmou o presidente.

Segundo o presidente do sindicato, caso o Governo do Estado não cumpra o acordo firmado judicialmente, os agentes penitenciários retomarão o movimento grevista.

No acordo, o Governo comprometeu-se com o reajuste salarial em 2018, além de melhorar a estrutura de trabalho com a aquisição de novas viaturas, pistolas, carteiras funcionais, coletes balisticos e munições, entre outros itens. Outra reivindicação acordada foi a realização de um curso de formação de agentes para os servidores que a partir do novo concurso ingressarem ao sistema penitenciário.