Rogerio Grossi

Agente penitenciário e Diretor de base do Sifuspesp
compartilhe>

 

Por Rogério Grossi - Agente Penitenciário e Diretor de Base do Sifuspesp

 

Agentes Penitenciários, o mês de dezembro foi marcado por uma grande derrota tanto para nós, do sistema prisional, como para todas as demais categorias e população. O governador Geraldo Alckmin conseguiu, com muita facilidade, aprovar a PL da Morte que congela salários e retira investimentos das áreas mais cruciais das quais dependem a população e, em meio a isso tudo, o que mais marcou foi a completa inércia e apatia da população e dos servidores. Quase ninguém mexeu uma palha na luta contra a PL.

Em meio a isso tudo eu, como dirigente sindical, logicamente fiquei me indagando sobre os fatos quando um de nossos colegas da assessoria de comunicação me solicitou artigo para esclarecer ou tentar esclarecer que o trabalho sindical é movido pelos trabalhadores e não somente pelos dirigentes, pois caso contrário rompe os objetivos do movimento sindical o tornando despótico e, como dizem alguns, pelego.

Foi difícil achar palavras para explicar o óbvio, pois de verdade, eu nunca tinha pensado diferente e achei que todos soubessem disso. Obviamente não consegui lograr êxito na solicitação e resolvi me valer do programa.

Coisas que você precisa saber - Às 17h eu tenho natação - e espero não ser processado pelos colegas do Justificando por isso - vou, a minha forma, tentar entender esse episódio trágico para as lutas dos trabalhadores e falar um pouco do meu pensamento sobre os fatos atuais, falar sobre a atuação da população nesses momentos políticos, quem são essas pessoas que não participaram? O que vestem? O que comem? Quais são suas cores favoritas? Ou será que a natação às 17h é mais importante?

Segue ai...

No dia 21 de agosto de 1914, Kafka escreveu em seu diário “Hoje de manhã a Alemanha declarou guerra a Rússia. A tarde eu fui nadar”. Sabe o que é loco nesse registro, é essa noção de que não importa muito o que aconteça, a vida segue o seu curso.

Às vezes, a gente fica imaginando grandes eventos políticos e sociais e fica pensando “...nossa mano, se tal coisa acontecesse o país ia parar, eu ia protestar eternamente, eu ia fugir pras montanhas, minha vida nunca mais seria a mesma...”.

Mas, na verdade, dependendo de quem você é, de onde você vive, classe social, ideologia e uma porrada de outras variáveis, não importa muito o que aconteça, a sua vida continua exatamente a mesma. Pode a democracia de seu país sofrer um golpe parlamentar, pode o governo do estado congelar o seu salário para garantir o lucro dos empresários que “às 17hs eu tenho natação”.

Olha o reajuste... Brincadeira. Não tem reajuste, não tem promoção, não tem sexta parte, não tem contratação de funcionário para cobrir o déficit funcional, não tem melhorias no ambiente de trabalho, não tem investimento proporcional a demanda em saúde, educação, segurança pública, mas também não tem problema porque o Governador Alckmin disse que em fevereiro vai raspar o tacho e dar um aumentinho para os servidores. Então gente, tá tranquilo, tá favorável.

O dinheiro que o governador quer economizar secando os investimentos públicos e congelando seu salário vai para pagar a dívida pública do estado com especuladores e grandes empresas mas, e dai... “Às 17h eu tenho natação”.

A linha 15 do metrô que era pra ter 24,5 km, 17 estações e 54 trens (se um dia ficar pronta), agora terá 15,6km, 11 estações e 34 trens, mas subindo o valor total da obra de R$4,6 bi para R$ 5 bi, quase dobrando o preço por km construído. Tudo isso com o aval do Tribunal de Contas, Ministério Público e do Judiciário Paulista, mas tá beleza, ninguém falou nada. Lembra quando a Dilma comprou uma tapioca com o cartão corporativo?... Que escândalo.

Para esclarecer, para você que tem um pensamento binário, não é porque eu falei a palavra Dilma, significa que eu goste da Dilma, que eu goste do Lula, que eu goste de mortadela. Pode ser que eu não goste de nada, não goste de ninguém e pra mim o modelo de governo ideal poderia ser as pessoas peladas correndo pelas ruas tacando fogo nas instituições.

Mas, quando Lula foi nomeado por Dilma para ministro, todos os paladinos da justiça agiram imediatamente. Você se lembra do juiz Itagiba Catapreta? Ele julgou o processo do Lula em 28 segundos..Não é brincadeira e esse recorde inclusive ficou registrado no site da justiça federal. Enquanto isso, esse mesmo sistema judiciário permitiu que sete investigados assumissem como ministro de Temer e, destes, três na mesma situação processual de Lula, se mostrando também extremamente morosos nos processos de Temer, Aécio e Alckmin.

O que prova que o pau que bateu em Chico, até agora não bateu em Francisco. Evidenciando a participação do judiciário como parte nesse golpe e evidenciando mais ainda, que todos que protestaram na vez do Lula ou da Dilma e agora, com tudo isso - com reforma trabalhista, previdenciária, PLS 116/17, PL 920/17, etc – estão quietos agora, são cínicos e tem natação às 17h.

Alckmin fecha salas de aula, corta recursos da educação, entope de alunos as salas aberta, não repassa corretamente os recursos da merenda e quer agora servir ração nas escolas estaduais, mas importa alguma coisa?... Nada... “Às 17h eu tenho natação”.

A Unesp anunciou que pode não ter dinheiro para pagar o 13 dos funcionários, mas ao invés de explicar à população que o governo do estado abandonou as universidades, o que se viu veiculado nas mídias é que as universidades “precisam de um crédito de Alckmin”. É como se o governador fosse o salvador e não o culpado pela crise nas universidades estaduais, mas tudo bem, “às 17h eu tenho natação”.

Saiu no jornal Estadão “Desemprego atinge 30% dos jovens até 24 anos no Brasil. Duas vezes maior que a média mundial”, enquanto isso vemos dívidas de grandes empresas sendo perdoadas e os recursos das universidades e Prouni secam, o acesso ao Fies é cada vez mais difícil.

A Procuradoria Geral da República afirma que ainda não abriu inquérito para investigar possíveis recebimentos de propina de Alckmin pagos pela Odebrecht com relação a possíveis irregularidades em obras no estado e recebimento ilegal de recursos de campanha por não ter recebido, do STF, os anexos das delações envolvendo o governador.

Ficou indignado com a situação? Fica não... por que “as 17h eu tenho natação”.

Alexandre de Morais como ministro da justiça e depois como ministro do Supremo. Agente aqui em São Paulo conhece essa figura muito bem pelo seu empenho em combater o crime organizado (pausa, eu engasguei...). Crime organizado esse que coincidentemente explodiu no resto do país junto com sua ascensão à Brasília.

Figura que quando secretário de segurança em São Paulo apareceu na TV se gabando que encontrou espeto de churrasco na sede da Gaviões da Fiel, precisando aparecer um advogado para explicar para ele que ali era galpão de uma torcida organizada e que se fazia “churras” toda semana, e a surpresa seria se não houvessem espetos de churrasco no local. Apareceu também, depois de ministro, com uma roupa da polícia federal, cortando pés de maconha com um facão... Demonstrando todo seu esforço no combate as drogas (o que deve ter deixado os traficantes tranquilos, dado o seu demonstrado método).

Alta do Gás, gasolina, energia elétrica e água e na TV: “Inflação registra queda”.

Milhões gastos com publicidade para te convencer que a previdência deve milhões e você deve, de bom grado, contribuir mais.

Governador corta investimentos sociais em 35 % em relação a 2013 (véspera de sua campanha eleitoral).

Linha 17 do metrô, de 21km passou para 8 km, mas a obra ficou três vezes e meia mais cara.

Sem transparência nas contas, Alckmin quer aprovar orçamento de 2018, tirando dinheiro de nosso bolso e dos serviços que usamos.

Mas o que importa tudo isso, se “às 17h eu tenho natação” ou, como diz alguns “amanhã não vai dar, eu tenho Dejep”.

E é isso.