×

Atenção

JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 101

compartilhe>

Operários, 1933, Óleo sobre tela - 150 x 205 cm - Tarsila do Amaral

 

Operários, 1933, Óleo sobre tela - 150 x 205 cm - Tarsila do Amaral

 

Sempre quando falamos do dia do trabalhador, há que se considerar sua natureza. Considera-se trabalho, toda atividade humana, individual ou coletiva capaz de transformar algo da natureza, seja um objeto, seja a capacidade de gerar movimento, ou de acelerar processos.

Em verdade a ideia de que o trabalho individual exista, por si só, não é de todo verdadeira. Tudo que realizamos em nossa vida é resultado da experiência acumulada anteriormente por outros, nunca partimos do nada, e mesmo quando consertamos um sapato, escrevemos um texto, trabalhamos na segurança de uma unidade prisional, esta não é uma atividade que não siga um padrão ou condições pré-estabelecidas. Afinal é por termos estes padrões, experiências, equipamentos e cultura anteriores, que temos uma história para contar e temos uma sociedade funcionando.

Vivemos tempos em que se glorifica a atividade individual, e as organizações que não sejam empresariais são demonizadas. Isto tem acontecido frequentemente com os sindicatos. Muitos bradam que tal instituição não serve para nada, alguns advogam a desfiliação, mas não oferecem alternativas de luta coletiva. Qualquer grupo ou pessoa em atividade pode gerar trabalho bom ou ruim, eficaz ou ineficaz. A verdade é que nestes tempos de ataque a direitos já estabelecidos pelo trabalho da luta social do passado, como tem ocorrido com as reformas Previdenciária e Trabalhista, nunca foi tão importante ter em conta o trabalho coletivo.

O dia 1.º de maio faz sentido quando observamos sua origem calcada na luta coletiva dos trabalhadores organizados em seus locais de trabalho, cooperativas e sindicatos. Também, deve ser recordado como o dia que muitos se sacrificaram e lutaram, deixando por vezes sua vida em favor de conquistas coletivas.

O Sifuspesp está com suas portas abertas para que a categoria faça uso deste instrumento cada vez mais, e consigamos realizar como trabalho de muitos a luta organizada e estratégica por direitos. Realizar determinados objetivos não é fácil. No caso da luta por direitos sociais e trabalhistas demanda unidade da categoria, entendimento, apreço pelo diálogo, respeito, estratégia coerente, e conseguir gerar processos de luta com mais força que nossos adversários.

Convidamos a todos a unir-se, nestes novos tempos, por meio do Sifuspesp, para as muitas lutas que temos pela frente. Saudações a todos pelo Dia do Trabalho, pelo Dia do Trabalhador! Somos nós que no dia a dia, exercemos nosso labor em prol da segurança da sociedade e isso é valoroso.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp