compartilhe>

Sifuspesp é um dos protagonistas na manifestação por melhorias pela saúde dos servidores

 

Manifestações por melhorias para a saúde do servidor público usuário do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), já marcada no calendário de protestos, aconteceu em frente aos Centros de Assistência Médico-Ambulatorial, CEAMAs de todo o estado de São Paulo.

O Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp), junto com outras categorias, esteve atuante na luta em 17 unidades de saúde, representado por seus diretores e trabalhadores filiados e unidos. Segundo Luiz da Silva, o Danone, Diretor de Saúde do sindicato e coordenador do Comissão Consultiva Mista (CCM), explicou que entre as principais reivindicações está a exigência da contrapartida de 2% do governo estadual, já que o Instituto é sustentado apenas por 2% descontados da folha de pagamento dos trabalhadores. “Além disso, infelizmente nosso serviço de saúde encontra-se sucateado. Existem municípios que não possuem centros de atendimento médico e hospitalar, e os que têm estão deficitários, faltam médicos, cirurgias em caráter de urgência não são realizadas, faltam também: exames laboratoriais, leitos”, disse o diretor de saúde.

 

O Iamspe e os funcionários do sistema prisional

Danone explicou que existe uma necessidade de investimento na descentralização do atendimento do IASMPE no interior do estado: “Após o fim do Carandiru, as penitenciárias passaram por descentralização, sendo criadas dezenas delas pelas cidades do interior do estado. Isso provocou, entre outros problemas, uma incapacidade para o atendimento da saúde dos funcionários do Sistema Prisional, já que poucas cidades possuem centros de atendimento. Esse foi o ponto alto da crise no Iamspe." Segundo ele, investimentos para a criação de outros CEAMAs, há anos pleiteado, Hospital do Servidor e uma maior autonomia administrativa, ajudariam a transformar o Iamspe numa instituição capaz de oferecer atendimento digno aos usuários.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp