compartilhe>

Um agente de segurança penitenciária(ASP) foi agredido por dois presos na Penitenciária de Paraguaçu Paulista nesta sexta-feira, 20/01. A agressão aconteceu quando o funcionário recolhia os detentos para as celas após o banho de sol.

Segundo as informações apuradas pelo SIFUSPESP, o ASP foi derrubado pelos sentenciados e, no chão, foi alvo de chutes e socos por parte dos presos. Os golpes só cessaram com a intervenção de outros agentes, que levaram o colega para atendimento médico.

O diretor de Saúde do SIFUSPESP, Luiz Danone, entrou em contato com a direção da unidade que informou que, felizmente, o servidor não sofreu ferimentos graves. O diretor de formação do SIFUSPESP, Fábio Jabá, conversou com o servidor para informá-lo sobre seus direitos devido à agressão.

É a terceura a agressão sofrida pelo mesmo servidor dentro do sistema prisional paulista. Os outros dois casos aconteceram em 2010, quando ele trabalhava na Penitenciária Desembargador Adriano Marrey, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Em dezembro, o SIFUSPESP conseguiu uma importante vitória na Justiça para uma servidora agredida durante uma rebelião no Centro de Detenção Provisória(CDP) de Guarulhos, em 2004. A ação vai garantir para a sócia mais de R$200 mil de indenização em virtude da violência sofrida por ela.

Confira a matéria completa: http://sifuspesp.org.br/index.php/materia-2/4012.html?task=view

Após a agressão, foi adotado o procedimento padrão quando ocorrem casos semelhantes, tendo a vítima lavrado Boletim de Ocorrência(BO) na delegacia da cidade. Na segunda-feira, será feita a Notificação por Acidente de Trabalho(NAT).

Esta é a quarta agressão contra servidores do sistema prisional do Estado de São Paulo nos primeiros vinte dias de 2017. No ano passado, foram registrados 40 casos.

A Penitenciária de Paraguaçu Paulista está superlotada. Apesar da capacidade para 844 presos, a unidade recebe atualmente 1625 sentenciados.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp