repres a

 

O deputado estadual José Zico Prado, líder do PT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp) lança com apoio de movimentos sociais nesta quarta-feira, 23/11, a partir das 17h, a Frente em Defesa do Direito de Manifestação e Expressão.

 

O grupo tem como objetivo criar um canal de diálogo contínuo com as autoridades de segurança do Estado de São Paulo e monitorar, in loco, os possíveis abusos cometidos pelas forças policiais durante atos públicos nas ruas.

 

Enquanto sindicato que representa uma categoria importante do funcionalismo público, o SIFUSPESP apoia de forma integral o lançamento dessa Frente e pretende acompanhar sempre que possível as ações do grupo em São Paulo.

 

Governo Alckmin usou PM para reprimir agentes durante greve de 2014

 

Durante a greve dos servidores do sistema prisional, iniciada em março de 2014, integrantes do SIFUSPESP e agentes de segurança penitenciária não ligados à entidade foram agredidos pela Tropa de Choque da Polícia Militar durante manifestações nos Centros de Detenção Provisória(CDP) de Pinheiros, na zona oeste da capital paulista; de Sorocaba; de Jundiaí, e em outras unidades do sistema prisional onde haviam sido formados piquetes pelos funcionários(na foto desta matéria, PM reprime ato de sindicatos no Complexo Campinas/ Hortolândia em 2014).

 

O governador Geraldo Alckmin, à época, autorizou o uso da força policial para impedir os sindicatos de barrar a transferência dos detentos. “Mete a polícia, prende esse pessoal e entrega os presos’, disse Alckmin na ocasião.

 

No próximo dia 30/11, os servidores do sistema prisional farão um ato público contra a política de não negociação do governo Geraldo Alckmin com a categoria. A manifestação foi aprovada em assembleias conjuntas do SIFUSPESP, SINDCOP e SINDESPE, dentro da Campanha Salarial Unificada 2016.

 

O movimento já enfrenta a censura da Secretaria de Administração Penitenciária, que proibiu os sindicatos de divulgarem o ato dentro das unidades prisionais.