010314ipero

Unidades estão sendo visitadas para estimular as comissões de greve

 

 

As visitas a unidades prisionais que diretores do SIFUSPESP fazem rotineiramente estão sendo reforçadas neste momento, por ocasião da reunião da Diretoria com as comissões de greve, a ser realizada na próxima sexta, dia 7. Mesmo durante o período de carnaval as visitas continuarão a ser realizadas. Tudo para tirar as dúvidas dos servidores quanto à reunião da comissão de greve e também estimular a escolha dos representantes das unidades.

As visitas estão ocorrendo em todas as regiões por parte de diretores e coordenadores do sindicato. “Estamos fazendo o possível para ir ao máximo de unidades, privilegiando aquelas em que não temos diretores de base ou que apresentam questões pontuais. A orientação é de que as visitas continuem a ser feitas com intensidade nesta semana”, esclarece o Secretário Geral do SIFUSPESP João Alfredo de Oliveira.

Na Penitenciária de Iperó, onde os servidores anunciaram a decisão de paralisar as atividades, compareceram na quarta-feira passada o Presidente João Rinaldo Machado, o Secretário Geral João Alfredo de Oliveira e o Coordenador Adjunto de Sorocaba Geraldo Arruda. “Os funcionários de Iperó estão de parabéns, pois tiveram a disposição de discutir as opções de greve e chegaram a um senso comum. Precisamos que haja essa disposição em todas as unidades para que na reunião da comissão de greve, dia 7, tomemos todos uma decisão que expresse realmente o que os servidores de cada unidade querem”, comenta João Alfredo de Oliveira.

Na região de Presidente Venceslau, o Coordenador Regional do SIFUSPESP Gilberto Antonio estará neste sábado conversando com os funcionários de Flórida Paulista, e amanhã estará em Caiuá. “Estamos nos esforçando para ir a todas as unidades da região, mobilizando o pessoal e dando esclarecimentos sobre a reunião do dia 7. Já estive em Pacaembu, Lucélia, Pracinha, Dracena, Junqueirópolis, Marabá Paulista, Irapuru, Osvaldo Cruz”, relata o Coordenador.

Na região do Vale do Paraíba, o Coordenador Regional Estevão dos Santos Silva também está realizando as visitas. “Conversando com os funcionários da PI e da PII de Potim, percebi que estão muito ansiosos para saber o resultado da reunião da comissão de greve. Esclareci a eles que o resultado será o que a maioria dos representantes das comissões de greve votar. Reforcei que todas as unidades devem escolher pelo menos um representante para a reunião, pois assim teremos a garantia de que a decisão tomada no dia 7 irá refletir o sentimento de todo o corpo funcional do sistema”, disse Estevão.

Carlos José, Coordenador da Baixada Santista, informou que na semana passada teve várias conversas com funcionários tirando dúvidas. “Na segunda-feira (dia 3) vou dar uma nova circulada nas unidades da região para saber como está o andamento da escolha de representantes. Meu ideal é de que aqui na Baixada consigamos levar para a reunião representantes de todas as unidades. Estamos trabalhando para isso”, comentou.

A REUNIÃO

Em assembleia realizada no dia 13 de novembro os participantes decretaram estado de greve e estabeleceram que seriam formadas comissões de greve nas unidades. Essas comissões seriam responsáveis por representar os trabalhadores de cada unidade, defendendo o que estes servidores decidissem em relação a entrar ou não de greve, as formas de atuação na greve, e a data.

No mês passado, a Diretoria Efetiva do SIFUSPESP se reuniu em São Paulo e decidiu convocar essas comissões de greve para discutir a data em que a categoria irá paralisar as atividades, já que o governo continua inerte diante das nossas reivindicações. A essa reunião, que vai acontecer dia 07 de março às 10h na sede do sindicato em São Paulo (Rua Dr. Zuquim, 244, Santana), devem comparecer até dois representantes de cada unidade prisional do estado. O SIFUSPESP se responsabiliza pelo transporte e alimentação desses representantes, que deverão telefonar para a sede regional mais próxima informando seus dados pessoais para a reserva do transporte.

O SIFUSPESP recomenda que as unidades que ainda não escolheram seus representantes (pode ser um ou dois servidores representantes) o façam até a próxima terça-feira. Em virtude do feriado de carnaval, as regionais do sindicato estarão fechadas na segunda e terça (3 e 4), mas na quarta-feira de cinzas (dia 5) abre em expediente normal, das 8h15 às 18h (com intervalo de uma hora apenas para almoço).

O mais indicado, para evitar atropelos de última hora, é que os representantes das unidades prisionais liguem para as sedes regionais na própria quarta-feira para reservar suas vagas no transporte que será fornecido pelo sindicato.